O início da nova legislatura da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul traz alterações importantes na distribuição dos cargos em comissão (CCs). As mudanças ocorrem nas assessorias dos vereadores, nas bancadas dos partidos, nas comissões permanentes da Casa e no gabinete do presidente Felipe Gremelmaier (PMDB). Pelo menos 13 pessoas que ocupavam CCs na administração do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) migraram para o Legislativo.
As acomodações partidárias mais explícitas aconteceram na bancada do PDT. O ex-vereador Jaison Barbosa foi nomeado para o cargo de assessor de bancada. Em uma das últimas sessões do ano passado, ele havia pedido aos colegas de partido para ocupar a função.
Leia mais
"Comunicação com a Câmara tem quer ser coletiva", diz chefe de Gabinete do governo Guerra
Eleito para a Câmara de Caxias, Velocino Uez vai dedicar-se à agricultura
No gabinete do vereador Velocino Uez (PDT) tem outro nome conhecido da política e da administração pública em Caxias. Norberto Soletti foi secretário de Obras e Serviços Públicos nos governos Alceu Barbosa Velho e José Ivo Sartori. Detalhe: Soletti é filiado ao PMDB.
No PSB, o vereador Edicarlos Pereira de Souza exonerou o assessor de bancada José Sergio Cardoso e nomeou José Dambrós para ocupar a função. Dambrós ocupou o cargo de coordenador do Orçamento Comunitário no Governo Alceu.
Outro CC que saiu do Executivo direto para a Câmara é Virgínia Biglia, que esteve como secretária de Governo nos últimos meses da administração de Alceu por indicação da presidente do PSDB caxiense, Paula Ioris. Com a derrota do candidato Edson Néspolo (PDT) e a eleição de Paula para o Legislativo, Virgínia assumiu como assessora da bancada tucana.
O vereador Édio Elói Frizzo (PSB) voltou a formar dupla com seu amigo Idair Moschen. Na administração Alceu, Frizzo era diretor-presidente do Samae, enquanto Moschen ocupava cargo de assessor técnico. Em abril do ano passado, com a saída de Frizzo para concorrer a vereador Moschen ascendeu e assumiu a presidência da autarquia. Moschen já foi vereador em duas legislaturas e diretor-geral da Câmara.
O PTB também trouxe outro CC do Executivo para a Câmara. O vereador Adiló Didomenico (PTB) nomeou Gilberto Meletti para assessor político da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária. Meletti foi diretor de Comunicação e Marketing da Codeca no governo passado.
Mapa de assessores
Cargos públicos
CCs que atuavam na prefeitura de Caxias do Sul migram para a Câmara
Levantamento do Pioneiro aponta que 13 cargos em comissão do Governo Alceu agora estão no Legislativo
André Tajes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project