A chuvarada dos últimos dias causa graves graves estragos principalmente no Vale do Paranhana. Grande volume de chuva em pouco tempo na quinta-feira tirou pelo menos 300 famílias de casa em Rolante, mas até o final da manhã, cerca de 90% delas já havia retornado. As restantes foram abrigadas em uma escola ou estão com parentes.
A enxurrada também destruiu lavouras, invadiu comércios e indústrias, e matou gado. A influência do rompimento de um açude localizado em São Francisco de Paula ainda é apurada pelas autoridades.
Leia mais:
Enchente deixa famílias ilhadas e interdita rodovia em Rolante
"90% do gado foi levado pelo rio", estima coordenador da Defesa Civil
Sexta-feira pode registrar pancadas de chuva da metade ao norte do RS
Acompanhe as últimas informações:
Não há registro de pessoas feridas nem desaparecidas. Conforme a Defesa Civil, há empresas com material danificado, inúmeros veículos foram levados pela força da água, pontes destruídas e plantações devastadas. Além disso, a estimativa é de que 90% dos animais da pecuária tenham morrido.
Conforme o comandante dos Bombeiros Voluntários de Rolante e coordenador da Defesa Civil do município, Leandro Gottschalk, o Rio Mascarada teve aumento influenciado pelo temporal que começou por volta das 16h e chegou ao ápice às 21h desta quinta-feira. O problema foi agravado pelo rompimento do açude na localidade de Rincão dos Kroeff, em São Francisco de Paula.
Em alguns pontos da área central, a água chegou a 1,5 metro de altura. Por volta das 2h, o nível dos rios e dos alagamentos estava baixando segundo Gottschalk. Por questão de segurança, a RGE realizou o desligamento da energia elétrica em diversas áreas do município.
*RÁDIO GAÚCHA e ZERO HORA