O prefeito de São Nicolau, Benone de Oliveira Dias, foi encaminhado nesta quinta-feira (22) ao Presídio de São Luiz Gonzaga, na região das Missões. Ele foi preso preventivamente, suspeito de comandar uma organização criminosa que desviou pelo menos R$ 370 mil dos cofres públicos em benefício dele e de um dos filhos.
O prefeito da cidade de 5,7 mil habitantes ainda não prestou depoimento. A defesa de Benone de Oliveira Dias afirmou que por enquanto não vai se manifestar sobre o assunto.
Segundo investigação do Ministério Público (MP), desde o primeiro ano do mandato, em 2009, o prefeito emitia cheques para pagar credores, mas servidores sacavam os valores e repassavam a ele. Além do desvio, o grupo falsificava recibos para burlar a fiscalização. O MP ainda apura a apropriação de outros R$ 600 mil que passaram pela conta do prefeito.
O Ministério Público havia pedido também a prisão do filho do prefeito, mas a Justiça recusou o mandado. Além dele, outros dois servidores municipais são suspeitos de participação no esquema. Os nomes serão divulgados somente depois da denúncia, que será apresentada ainda neste ano.