O Parque do Santuário da Basílica da Medianeira, em Santa Maria, ficará fechado pelo menos por 30 dias, a partir desta segunda-feira (26). Conforme o reitor do Santuário-Basílica, padre Ruben Dotto, afirma que o motivo seria a insegurança que se instaurou no local.
O reitor aponta que, na última sexta-feira, foram registrados assaltos e apreensão de drogas, com frequentadores do parque que estavam em quatro carros. Antes, ainda, houve um assalto à loja de recordações religiosas do local e quatro assaltos à casa atrás do Altar-Monumento.
Segundo o padre Lucas Carvalho, as autoridades de segurança orientaram a manter o parque fechado, para que a situação seja avaliada. O parque era frequentemente usado por pessoas que iam fazer caminhadas ou passear tomando chimarrão. No mesmo local, ocorrem eventos da cidade, como o Dia do Acolhimento e a Romaria da Medianeira.
Dentro de um mês, será avaliada a reabertura do parque. A partir de agora, só o portão de acesso à secretaria paroquial ficará aberto, na Rua Heitor Campos. Ali ficará postado um guarda, que impedirá que pessoas entrem no parque.
O Reitor aponta que as missas seguem a programação, sem alterações. Nos horários de missa, o parque estará aberto, mas apenas para ser usado como estacionamento para os fiéis.