O projeto da Radial Sudoeste, em Caxias, ganha uma nova etapa a partir desta segunda-feira (19) com a ordem de início da construção de um viaduto de 286 metros de extensão. A estrutura vai ficar entre as ruas Sepé Tiarajú e João da Costa, no limite dos bairros Esplanada e São Caetano.
De acordo com o secretário do Planejamento, Gilberto Boschetti, a estrutura é necessária porque há um desnível no ponto. Além disso, como é uma obra complexa, se optou por fazer uma licitação separada. O custo do viaduto é de R$ 3,4 milhões e o prazo de conclusão é de um ano e meio.
A Radial Sudoeste será uma alternativa de deslocamento para os moradores de bairros da zona Sul da cidade para a área central. A via terá cerca de 2,5 km de extensão e vai ligar a Estrada de São Marcos da Linha Feijó à Av. Rio Branco, passando por diversas ruas dos bairros São Caetano, Kayser, Esplanada e Rio Branco.A primeira etapa foi a reformulação do trecho entre a Av. Rio Branco e a Rua Giácomo Varaschini, próximo à Pedreira Guerra. Os outros dois lotes serão licitados separadamente. Um deles prevê a ligação da Av. Rio Branco com o futuro viaduto. O outro, liga o viaduto à Estrada de São Marcos da Linha Feijó.
Para a construção de parte desses dois trechos, será preciso desapropriar áreas privadas. Para arcar com o custo, o município vai alienar dois terrenos que somam 4 mil m² avaliados R$ 1,1 milhão. As áreas ficam em Forqueta e foram doadas ao município. O projeto de lei que autoriza a desapropriação foi aprovado pela Câmara de Vereadores na última quinta-feira (14) por 17 votos a 5.