Manifestantes bloquearam pontos de ruas de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (13). O protesto, contrário à PEC 55, que limita o teto de gastos públicos, causou congestionamento na Avenida Bento Gonçalves, em frente ao campus do Vale da UFRGS, no sentido Viamão - Porto Alegre. Grupo de estudantes colocou fogo em pneus na via, que ficou bloqueada por mais de uma hora. Com a chegada da Brigada Militar ao protesto, os alunos entraram no campus.
A EPTC está no local e criou um desvio pela contramão na rotatória. Por volta das 7h45, o trânsito foi normalizado no trecho.
Já na Av. João Pessoa, nas proximidades da Praça Argentina, também há congestionamento em função de manifestação de estudantes. Fila de carros e ônibus se forma desde a Salgado Filho em função do bloqueio que durou pouco menos de 30 minutos.
Ainda ocorreu um protesto de moradores na Avenida João de Oliveira Remião, que ainda causa lentidão.
A PEC 55
Chamada de “PEC da maldade” pela oposição, a proposta limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. O orçamento terá como base o valor do ano anterior, com reajuste pela inflação.
Enquanto os opositores dizem que a PEC irá diminuir os investimentos em saúde, educação e assistência social, a base de Temer argumenta que haverá prioridade de recursos para essas áreas, e reforça que é uma iniciativa necessária para o ajuste fiscal.
Acompanhe a situação do trânsito em tempo real