A fila para disputar uma das 174 vagas de emprego oferecidas na agência do Sine de Caxias do Sul nesta quarta-feira (9) começou ainda no final do dia anterior. Maicon da Silva Barbosa, de 38 anos, foi o primeiro a chegar. O morador do bairro Desvio Rizzo está desempregado há três meses e trabalhava como auxiliar de limpeza. Na manhã do feirão, chegou a fazer uma entrevista de emprego no Sine para trabalhar em uma metalúrgica. A resposta da empresa deve vir até quinta-feira. Outras 315 pessoas que conseguiram as senhas para concorrer às vagas vivem a mesma situação.
Antes mesmo do início do atendimento do feirão, às 8h, a coordenação do Sine de Caxias já havia distribuído as senhas. A última ficha foi entregue às 6h30min. Por volta da meia-noite, cerca de 100 pessoas já se acumulavam na fila, por isso o coordenador da agência, Max Mota Rodrigues, abriu o estabelecimento para abrigar os candidatos da chuva. Max passou a noite junto com as pessoas que aguardavam na fila para manter o local aberto.
Segundo ele, além das pessoas que não conseguiram as senhas, muitas outras vieram participar de outras atividades, como palestras, orientações, elaboração de currículos, encaminhamentos para formações e até mesmo para pedir informações. Por isso, Max estima um movimento de mais de 1 mil pessoas ao longo do dia. As atividades do Empregar RS em Caxias vão até as 16h. Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Garibaldi, Nova Prata e Nova Petrópolis também participam do feirão.