Manifestações bloqueiam trechos de avenidas importantes da Capital na manhã desta sexta-feira (25). Por cerca de 1h, dezenas de estudantes realizaram um protesto na Avenida Bento Gonçalves, em frente ao Campus Agronomia da UFRGS. Eles são contrários a PEC do teto de gastos públicos.
Durante o ato, que começou pouco depois das 6h, os manifestantes levantaram cartazes com frases em apoio as ocupações. A seguir, espalharam pneus pela via e atearam fogo. Os bombeiros controlaram as chamas e a via já foi liberada, apesar do fluxo estar sendo normalizado aos poucos.
Em frente à PUCRS, na Av. Ipiranga, desde antes das 7h, grupo bloqueava o trânsito no sentido centro-bairro. Com a chegada de policiais, o ato foi encerrado e a avenida liberada.
Um terceiro ponto de bloqueio ocorreu na Rua Sarmento Leite, nas proximidades da UFRGS, onde os bombeiros apagaram as chamas em pneus, ateados pelos manifestantes. Policiais militares usaram bombas de efeito moral para liberar a via.
Na Rua Paulo Gama com a Avenida Osvaldo Aranha, também houve interrupção no trânsito em função de protesto e o bloqueio nos dois pontos é alternado.
No início da manhã, os metroviários suspenderam totalmente os serviços da Trensurb em função da depredação de duas locomotivas, pouco antes das 6h.. As operações ficaram por mais de duas horas interrompidas, além das estações fechadas, por falta de segurança. Pouco depois das 7h30, os trens voltaram a circular.
Acompanhe as informações em tempo real