Cerca de cem índios que ocupam propriedades em Sananduva e Cacique Doble, no norte do Estado, colocaram fogo em pelo menos cinco lavouras de trigo e aveia na tarde deste domingo. Eles alegam que as terras, localizadas no interior dos municípios, pertencem à comunidade indígena da região, e foram demarcadas pelo governo. As informações são da Brigada Militar de Sananduva e Caxias do Sul.
Policiais de cidades vizinhas, como Vacaria, foram deslocados para monitoramento no local. Conforme o Corpo de Bombeiros Voluntários de Sananduva, o fogo foi controlado duas horas depois de iniciado. Não houve confronto e ninguém ficou ferido.
Leia mais:
Conflito entre índios e agricultores deixa quatro feridos em Sananduva
Indígenas invadem propriedade rural em Sananduva e acirram conflito agrário
Indígenas e agricultores disputam cem mil hectares no RS
Cerca de 110 famílias moram nas terras ocupadas pelos índios. Os donos das propriedades atacadas alegam que o processo de demarcação informado pelo grupo indígena contém erros em sua origem e ainda não foi finalizado.
Desde o início de novembro, 17 propriedades rurais e o salão paroquial da localidade de Bom Conselho, em Sananduva, são ocupados por indígenas. O ataque com fogo seria uma retaliação ao cumprimento de um mandado de prisão, no sábado, contra um índio participante da ação.
A reportagem tentou entrar em contato com a Funai, que não atendeu aos chamados.