Centenas de senegaleses tomaram as ruas centrais da Capital na manhã deste sábado para a celebração religiosa Grand Magal de Touba (Grande Festa de Touba). Com um canto forte na língua wolof e roupas chamativas, eles chamaram a atenção de quem passava pelas imediações do Mercado Público.
Além de orações e de uma caminhada, os participantes da festa distribuíram café e lanches para moradores de rua e fizeram doações de sangue no HPS. Segundo representantes da comunidade, há cerca de 2 mil senegaleses vivendo em Porto Alegre.
Senegaleses espalhados por todo o mundo realizam os festejos no mesmo dia: é o 18º dia do calendário lunar, que corresponde à data da partida do líder religioso Cheikh Ahmadou Bamba Mbacké para o exílio, em 1895. É o principal evento religioso do Senegal, uma celebração onde peregrinos vão até a Grande Mesquita reafirmar seu compromisso com a confraria fundada por Ahmadou Bamba. Os fiéis esperam durante horas para poder se aproximar do mausoléu de Bamba e dos seus descendentes. O Magal permite também aos fiéis encontrar os seus chefes espirituais, que dão conselhos para o ano vindouro.