A implantação do Aeromóvel de Canoas está contando com os chassis e veículos produzidos por duas gigantes do setor automotivo de Caxias do Sul: a Randon e a Marcopolo. A fabricante de implementos rodoviários ficou responsável pelos chassis. A Marcopolo fará as carrocerias que vão transportar os passageiros no trajeto de 4,6 quilômetros entre os bairros Guajuviras e Mathias Velho. As informações são da Rádio Gaúcha.
A Randon já começou a entregar os chassis para a empresa Aeromóvel, que administra este meio de transporte em via elevada com propulsão pneumática, igual ao que já opera no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre. O primeiro lote de chassis foi entregue na última semana. As estruturas são produzidas na planta de Caxias do Sul e fabricadas com os mesmos processos de estruturas metálicas utilizados para os chassis dos implementos rodoviários e vagões ferroviários da Randon. Os produtos têm as vigas e peças cortadas no sistema de corte térmico (plasma e laser), permitindo flexibilidade de design e alta precisão.
Leia mais
Adolescentes executados em Canoas não eram alvos dos atiradores
Duas pessoas morrem em acidente de trânsito em Canoas
Presos são transferidos de delegacia em Canoas após por fogo em celas
A Marcopolo tem anuência desde o ano passado para fornecer as oito carrocerias do Aeromóvel, porém a produção ainda não iniciou, porque a empresa aguardava confirmações, inclusive sobre o repasse dos valores do contrato. De acordo com a fabricante de ônibus, está tudo "engatilhado" para dar início à fabricação.
Representantes do Comitê Gestor do Aeromóvel de Canoas e da empresa Aeromóvel visitaram a Marcopolo nos últimos dias para inspecionar e autorizar o início do processo produtivo da montagem dos veículos. A previsão é que o primeiro veículo comece a ser produzido neste mês e os outros cinco, no decorrer de 2017. Cerca de 20 profissionais de engenharia estão envolvidos no projeto. O design do veículo foi desenvolvido pela equipe da Marcopolo. O modelo foi inspirado na carroceria Viale BRT.
*Rádio Gaúcha