Milhares de pessoas homenageiam entes queridos em Caxias do Sul nesta quarta-feira, feriado de Finados. Mesmo com chuva, cemitérios registram grande movimento de pessoas que depositam flores, fazem orações e dedicam alguns minutos a lembrar de quem já se foi. No cemitério público municipal, o maior da cidade, o movimento já foi maior do que o habitual entre o final de semana e terça-feira, mas o pico de público é esperado para esta quarta-feira.
Leia mais
Confira o horário das missas em Caxias e na região para o Dia de Finados
Apesar do mau tempo, cerca de 20 bancas foram montadas para atender quem busca flores ou velas para dedicar a parentes e amigos falecidos. Trabalhando no feriado de Finados há cerca de 30 anos, o agricultor Oscar Três, 49 anos, acredita que a chuva pode ter afetado timidamente o movimento. Ele geralmente repassa a produção a floriculturas, mas no feriado vende diretamente ao consumidor.
Entre os produtos mais procurados estão os vasos descartáveis com sempre-vivas, fixados com argila. Os preços em geral variam entre R$ 10 e R$ 20, caso de crisântemos. Em um dia, ele costuma vender cerca de 200 exemplares, entre vasos e arranjos.
– O pessoal sempre deixa um dinheiro reservado para o feriado de Finados – acredita.
Na banca de Carlos Alberto Silva, 33, que vende velas, fósforos e flores artificiais, a estimativa é de venda cerca de 30% menor em relação ao ano passado.
– No ano passado, a essa hora, eu já tinha vendido bem mais – disse, por volta de 10h30min.
Além de visitar túmulos de parentes e amigos, há quem reserve tempo para prestigiar o jazigo da menina conhecida como Ciganinha, a quem alguns fiéis atribuem graças. Há 10 anos, a assistente administrativo Aline de Lima, 34 anos, e o marido, o metalúrgico Edson Ricardo de Lima, 36, visitam o túmulo todos os anos e levam a filha, Alanys Borges de Lima, 10.
– Eu sempre peço saúde e sou atendida – comentou a mulher, logo após visitar e orar em frente ao túmulo onde fiéis deixam balas, flores e velas.
A expectativa da prefeitura é de que cerca de 80 mil pessoas visitem os mais de 100 cemitérios espalhados pela cidade.