Estudantes de diversos cursos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) realizaram uma assembleia na noite desta quinta-feira para discutir e definir o futuro das ocupações na instituição – eles protestam contra projetos do governo federal. O ato durou cerca de duas horas, mas devido à falta de quórum, nada foi deliberado e uma nova reunião foi agendada para o dia 16, quando deverá ser definida a pauta e uma possível expansão da manifestação no local. Até o momento, apenas parte do prédio da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS segue ocupado – uma parcela dos alunos permanece no saguão e outra dentro do segundo andar do imóvel desde a noite de quarta-feira.
Leia mais:
Após tumulto, alunos ocupam prédio da PUCRS contra PEC do Teto
Vídeo mostra confusão durante ocupação de prédio na PUCRS
MPF analisa representação de estudantes contra ocupações na UFRGS
Durante a assembleia desta quinta, alunos favoráveis e contrários ao movimento tiveram a oportunidade de expor suas ideias. A PEC do teto dos gastos, aprovada em comissão do Senado e que deve passar pelo crivo dos senadores mais duas vezes, dominou o debate no local.
– Não conseguimos tratar dos encaminhamentos (na quinta-feira) pela falta de quórum, mas vamos retomar o debate no dia 16. Enquanto isso, a ocupação do prédio da Famecos segue por tempo indeterminado – disse Ana Luiza Teixeira Nazario, 23 anos, advogada do grupo que participa da mobilização no prédio da Famecos.
O ato, que foi pacífico e sem confusão, teve grande adesão no início, mas perto do fim, muitos alunos foram embora do local, o que motivou a falta de quórum. Apenas durante as falas de alunos contrários ao movimento eram ouvidas vaias e frases de reprovação, que logo eram interrompidas pelos organizadores da assembleia.
Vigília em outro prédio
Paralelamente à assembleia realizada no saguão da Famecos, por volta das 20h, alunos do Prédio 5 da PUCRS, que abriga os cursos de Ciências Sociais, História, Geografia, Filosofia e Teologia, decidiram, em assembleia, realizar uma vigília em frente ao imóvel. Entre outros quesitos, eles protestam contra a PEC do teto dos gastos, a MP 746, que visa reestruturar e flexibilizar o ensino médio no país, e o projeto Escola Sem Partido.
Segundo a comissão de comunicação do movimento, o ato será realizado até às 18h de sexta-feira, horário para o qual está prevista uma manifestação contra a PEC do teto dos gastos no centro de Porto Alegre. Os participantes do ato estão no local com barracas, bancos e mesa. Comissões para angariar recursos, alimentos e organizar a limpeza e higienização do local foram organizadas na reunião.
Em nota divulgada pela PUCRS, a instituição afirma que "representantes da universidade dialogam constantemente com os alunos" e que a mobilização é "pacífica" e que as aulas transcorreram de maneira normal nesta quinta-feira. "O ingresso dos estudantes no prédio (da Famecos) é feito mediante apresentação da carteira estudantil", esclarece. O comunicado ainda ressalta que a ocupação, "segundo diálogo dos alunos com representantes da universidade, ocorre em apoio a movimentos nacionais, e não por pautas específicas relativas à PUCRS".
*Zero Hora