Os ventos chegaram a 101 km/h na tarde desta quinta-feira (27) em Rio Grande, no Sul do Estado, conforme a Praticagem da Barra. Na cidade, os alunos das escolas estaduais e municipais foram para casa por orientação da Defesa Civil.
A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) também liberou todos os estudantes a partir das 15h. O porto do município está sem operar desde as 13h50.
Os trabalhadores dos estaleiros de Rio Grande e de São José do Norte também foram liberados do trabalho por conta de riscos durante as obras. As viagens da lancha que faz o transporte de passageiros entre as duas cidades foram suspensas. O mesmo ocorreu com a balsa que faz a travessia de veículos.
Muitas árvores estão caídas, e equipes da Defesa Civil fazem levantamento nos locais com estragos. Em ao menos dois pontos, árvores caíram sobre carros, mas não houve feridos.
A Defesa Civil segue monitorando a situação, porque a previsão é de ventos mais intenso entre as 16h e 22h.
Outras cidades
Já em Pelotas, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 50 ligações em pouco mais de duas horas, a maioria sobre registro de queda ou risco de queda de árvores. Na rua 3, que fica no bairro Getúlio Vargas, zona norte da cidade, uma árvore interditou a via.
Dois caminhões dos bombeiros estão fazendo os atendimentos.
O problema de queda de árvores se repete em Santa Vitória do Palmar. No município, os bombeiros atenderam dois chamados de destelhamento de casas. Houve relato também da queda de um poste em cima de um veículo.
Equipes da CEEE, estão reforçando o trabalho nestas cidades, além do Chuí, Dom Feliciano e Encruzilhada do Sul. Nestes locais, a vegetação caiu sobre a rede elétrica e há registros de pontos sem luz.
Ainda não há estimativa do número de clientes afetados. A companhia destaca que as pessoas que estiverem com problemas de abastecimento de energia elétrica devem enviar um SMS para o número 27307, colocar a palavra LUZ mais o número de instalação.