As 1013 urnas eletrônicas já estão nos locais de votação espalhados por Caxias do Sul. A distribuição dos equipamentos começou às 8h e já estava encerrada pouco antes das 11h.
As urnas foram recebidas nos locais de votação pelos mesários de cada seção. Eles ficaram responsáveis por ligar o equipamento e verificar se ele funciona corretamente. Dependendo do local, as urnas já ficam montadas. Em outros, onde pode haver circulação de pessoas entre este sábado (1) e o domingo (2), elas ficam guardadas. Até as 7h do dia da votação, o sistema do equipamento não aceita nenhum comando. Dessa forma, não é possível depositar votos antes da hora.
A reportagem da Gaúcha Serra acompanhou a distribuição na Casa da Cultura, no centro de Caxias. As urnas chegaram pouco depois das 9h30min, com cerca de 40 minutos de atraso em relação ao previsto inicialmente. O ponto vai ter cinco urnas para atender oito seções, já que algumas seções foram agregadas.
"Após o teste, é fechada a casa com segurança. Temos alarme no teatro, a segurança da Guarda Municipal e mais a Brigada Militar, se precisar", explica a secretária de prédio para as eleições e coordenadora do teatro Pedro Parentti, Bertila Boff Lucas.
Na manhã de domingo, os mesários testam novamente a urna e, a partir das 7h, imprimem a zerésima. O documento comprova que não há votos na urna e fica disponível para consulta dos eleitores. Somente a partir das 8h o sistema da urna é desbloqueado para a votação.
Gaúcha
Urnas eletrônicas são entregues nos locais de votação em Caxias do Sul
Distribuição dos 1.013 equipamentos começou às 8h e já havia terminado pouco antes das 11h
GZH faz parte do The Trust Project