O aplicativo Uber pretende iniciar as operações em Caxias do Sul nas próximas semanas. A data específica ainda não está definida, mas representantes da empresa na cidade estão ligando para motoristas interessados que ainda têm pendencias no cadastro. No contato, os funcionários dizem que pretendem agilizar as parcerias com os motoristas já que o sinal do aplicativo deve ser liberado na cidade em pouco tempo. O contato também ocorre por e-mail. Ainda segundo os representantes, assim que a data de início estiver definida, novas reuniões serão marcadas com os motoristas autorizados a trabalhar com o aplicativo.
Desde o início das reuniões com interessados em Caxias o aplicativo tem oferecido R$ 400 de bônus para quem indicar amigos que também se tornem parceiros. Nos últimos dias, porém, esse bônus passou para R$ 800. Além de fornecer a documentação de um carro que se enquadre nas exigências do Uber, a pessoa interessada em trabalhar com o serviço deve ter carteira com autorização de atividade remunerada. Essa permissão é concedida pelo Detran.
O serviço deve começar a operar em Caxias e Farroupilha com a modalidade UberX, com frota de carros comuns. Segundo o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, o serviço ainda não procurou o município para discutir uma eventual regulamentação. Caso não haja o contato, a secretaria vai aguardar o início das atividades para iniciar as conversas com a empresa.