Terminou nesta sexta-feira (21) a missão do governo do Estado na Europa. O grupo chegou no domingo (16) e passou por Alemanha, França, terminando na Itália.
Neste período, foram 17 reuniões e eventos para apresentar o Rio Grande do Sul em busca de investimentos.
"Foi além do que nós esperávamos. A viagem abre um espaço. Nós fizemos o trabalho de colocar sementes para amanhã poder colher resultados. Era necessário e foi muito importante", destacou o governador após os últimos compromissos.
O Estado considera que teve três conquistas principais durante os seis dias de missão:
- Lactalis: foi durante a missão que a empresa de laticínios francesa anunciou investimentos de R$ 104 milhões para aumentar a fabricação de produtos lácteos nas cinco unidades industriais no Estado. A multinacional também mudará a matriz de São Paulo para Porto Alegre, além de passar a fabricar as garrafas de uma linha de leite que ainda será lançada.
- Medical Valley: o Estado conquistou o certificado de “Parceiro Premium” do importante centro de tecnologia e pesquisa médica, localizado na Alemanha. Só outras duas regiões do mundo possuem a distinção.
Não há garantia de investimentos, mas o certificado é uma chancela apontando o Rio Grande do Sul como um bom destino de investimentos na área da saúde.
- Encontro Econômico Brasil Alemanha: o evento reuniu por dois dias os principais empresários brasileiros e alemães. E o Rio Grande do Sul teve um espaço de destaque, pois, no ano que vem, a 35ª edição do encontro será em Porto Alegre. O RS teve um espaço maior em debates e solenidades, em comparação com outros estados.
Esta foi a quarta viagem internacional do governador, a segunda para a Europa. Os valores gastos pelo Executivo serão divulgados apenas após o retorno.
O único dado divulgado até o momento é que cada servidor do Executivo recebeu uma diária de 360 euros, recurso utilizado para alimentação e hospedagem. O valor pago pelas passagens também não foi divulgado. Toda a equipe viajou em classe econômica.