1. Marchezan e Melo vão para o segundo turno na Capital
Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB) esta para o segundo turno em Porto Alegre no dia 30 de outubro. Marchezan recebeu 29,84% dos votos válidos e Melo, 25,93%. Veja como os porto-alegrenses votaram em cada zona eleitoral. A propaganda eleitoral na Capital, agora com tempos iguais, recomeça na terça-feira. Sobre estratégias para enfrentar o peemedebista, Marchezan disse que pretende manter a mesma postura, sem deixar de criticar a prefeitura. Já Melo pretende colar o tucano ao governo do prefeito José Fortunati, já que o PSDB integrou a administração até dezembro de 2015 e o PP, que indicou o vice do tucano, ocupa secretarias ainda hoje.
2. Poucas caras novas entre os 36 vereadores eleitos
Apesar de 41% dos escolhidos não terem sido eleitos em 2012, há poucas caras realmente novas na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Vários entre os 36 eleitos já foram vereadores ou suplentes. Confira quem ganha e quem perde espaço na Câmara de Vereadores da Capital. Fernanda Melchionna (PSOL) não apenas conquistou seu terceiro mandato consecutivo, mas também o título de candidata mais votada: aos 32 anos, a alegretense foi a escolhida de 14.630 eleitores.
3. Os resultados nos principais colégios eleitorais do RS
Confira a quantidade e o percentual de votos de cada candidato a prefeito e dos vereadores eleitos em Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.
4. No primeiro turno, PSDB fica à frente nas capitais brasileiras
No primeiro turno das eleições nas capitais, o PSDB teve o melhor desempenho. Os tucanos foram os únicos que conseguiram eleger dois prefeitos, entre eles João Doria em São Paulo, e ainda vão disputar o segundo turno em outras oito cidades, sendo que lideraram as votações em seis delas. O PMDB, que se manteve em Boa Vista, está no páreo em mais seis capitais.
5. Roth aguarda pelo departamento médico
Após o domingo de folga, o Inter volta as atenções para o jogo contra o Coritiba, às 19h30min da próxima quinta-feira, no Beira-Rio. Celso Rothaguarda uma avaliação do departamento médico para definir se poderá manter o mesmo time que atuou contra o Figueirense. Fernando Bob e Vitinho, que saíram com dores na partida do último sábado, são as dúvidas do técnico.
6. Dois reforços e dois desfalques contra o Vitória
A delegação do Grêmio não retornou a Porto Alegre após derrota para o Cruzeiro. Neste domingo, o grupo desembarcou em Salvador, onde, na quarta-feira, enfrenta o Vitória, às 19h30min. Marcelo Grohe e Walace voltam de suspensão, mas Luan e Marcelo Oliveira são os desfalques da vez, depois de levarem o terceiro cartão amarelo. Edílson, lesionado, é dúvida.
7. Pode chover em parte do RS
As pancadas de chuva seguem sobre o Oeste e as áreas mais ao Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul por conta de instabilidades vindas do Paraguai. Ainda pode haver volumes elevados de chuva, com potencial para causar transtornos. Nas demais áreas, o tempo fica nublado, mas não chove. Na maior parte do Estado, predomina a sensação de frio no início e final dia, por conta do tempo fechado. As temperaturas não sobem muito ao longo da segunda-feira.