Um homem, de 44 anos, foi preso em flagrante na tarde deste sábado, em Santa Maria, por suspeita de estelionato contra uma idosa de 82 anos. Allie Saidu Bangura é natural de Serra Leoa e, segundo a vítima, os dois mantinham um relacionamento pela internet há cerca de três meses.
A idosa, que é viúva há oito anos, chegou a depositar R$ 3,5 mil na conta do suspeito, que disse ser americano. A vítima, no entanto, alega que o homem com quem conversava na internet não se parecia com o suspeito que foi preso.
– Eu estava na internet procurando um namorado e ele me solicitou amizade. Aceitei e nós fomos conversando, mas não era esse, era outra foto. Ele disse que me amava, que era construtor e que tinha uma fábrica. Ele disse que ia me mandar uma caixa de joias e dinheiro. Eu disse que não precisava. Então ele me pediu que mandasse dinheiro para ele e eu mandei – contou a idosa.
Alertada pelo advogado de que estaria sofrendo um golpe, na sexta-feira a vítima procurou a Polícia Civil para registrar uma ocorrência.
– Ele disse que viria visitá-la em Santa Maria e que traria presentes. Ele disse que ia chegar hoje (sábado) e ficamos em alerta. Pela manhã, ele telefonou e disse que estava em um hotel no centro da cidade, então fomos até o local verificar e efetuamos a prisão em flagrante – explica o delegado Marcelo Arigony, responsável por conduzir a prisão.
Com o serra-leonês foram apreendidos um cofre com papel picado e talco, um pacote de algodão, um barril e frascos, ambos com substâncias ainda não identificadas. A polícia aguarda o resultado da perícia para saber que tipo de elemento o suspeito carregava.
De acordo com o delegado Marcelo Arigony, no celular apreendido com o suspeito foram identificadas outros perfis de usuários de redes sociais e conversas com mulheres do mundo inteiro.
A suspeita é de que ele possa fazer parte de uma rede internacional que aplica esse tipo de golpe, já que, mesmo após a prisão, alguém continuava se comunicando com a idosa pelo telefone.
À polícia, o suspeito disse estar sozinho na cidade, e que "mandaram ele vir aqui conversar com a senhora". A investigação ficará à cargo da Delegacia do Idoso de Santa Maria. A Polícia Federal também deve verificar a situação do homem como estrangeiro no país. Ele foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).