Correção: Diferente do que foi publicado nesta notícia, às 14h10 do dia 13 de outubro de 2016, além do piloto da aeronave, dois passageiros ficaram feridos - e não um mecânico e o copiloto, como anteriormente informado. O texto foi corrigido no mesmo dia, às 16h50.
Um helicóptero caiu durante o procedimento de pouso na área do aeroporto de Canela, na Serra gaúcha, por volta do meio-dia desta quinta-feira (13). Duas pessoas - o piloto, de 40 anos, e um passageiro, de 45 anos - tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital de Caridade de Canela.
Um terceiro ocupante da aeronave, também passageiro, já estava em outro local do aeroporto quando as equipes de socorro chegaram e, por isso, não recebeu atendimento com a dupla. Ele buscou posteriormente o atendimento no hospital por precaução para exames. Os três passam bem.
Conforme o instrutor de voo Tiago Tissiani, que atua no Aeroclube de Canela, a aeronave se preparava para pousar quando houve uma pane. "O piloto teve a habilidade de fazer o procedimento de emergência", relata.
Segundo o piloto contou à Brigada Militar, a pane começo quando o helicóptero estava a 150 metros de altura. A aeronave parou em um banhado a 100 metros da pista.
Os bombeiros de Canela e o Samu chegaram em cerca de cinco minutos ao local para prestar socorro, conforme Tissiani. A ocorrência não afetou a operação do aeroporto.
A investigação sobre as causas do acidente fica a cargo da Força Aérea Brasileira. Uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) do V Comando Aéreo Regional (Comar), sediado em Canoas, está em deslocamento ao local para levantar as primeiras informações.
Foto: Filipe Rocha / Folha de Canela