O temporal com queda de granizo que atingiu o centro urbano de Nova Bassano, na Serra, na tarde deste domingo (16), danificou cerca de 300 casas conforme a Defesa Civil. Os danos foram causados em questão de 10 minutos por volta das 16h. Mais de 1,3 mil metros de lona já foram distribuídos.
Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Márcio Cerbaro, a administração liberou a retirada do material por moradores em lojas de material de construção, que será ressarcido posteriormente pela prefeitura. No interior, estragos em aviários, plantações de tomate e milho ainda estão sendo avaliados. No entanto, conforme Cerbaro, os danos não atingem índice para decretação de emergência.
Em função das perdas de moradores com móveis estragados, a defesa civil coordena doações pelo telefone (54) 8432.7212.
Monte Alegre dos Campos
Já no município de Monte Alegre dos Campos, houve estragos em parreirais e pomares de ameixa na localidade de São Francisco, distante 13km do centro do município, no limite com São Francisco de Paula. Conforme Fernando Abdalag Longhi, do setor técnico da Defesa Civil municipal, um levantamento com 20 produtores indica perdas de 20% a 25% em média. A principal produção do município é de uva, com 700 hectares plantados. Depois, vem a maçã, com 550 ha. A plantação de ameixa corresponde a 40 ha; conforme Longhi um produtor de ameixa teve 90% da plantação perdida. O técnico explica que a ameixa é mais atingida por conta do estágio de desenvolvimento da fruta nesta época. Longhi afirma que as lavouras são cobertas por seguro.
Farroupilha
O Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) está fechado nesta segunda-feira porque a chuva alagou o local. A prefeitura prevê que as atividades sejam retomadas na tarde desta segunda. No CEAC ficam diversas secretarias de Farroupilha.
Falta de luz
Mais de 18 mil clientes estão sem luz devido aos transtornos ocasionados pelo temporal que atinge o Estado O desabastecimento afeta cerca de 10 mil clientes nas áreas de concessão da RGE. Conforme levantamento da empresa, os municípios mais prejudicados são Bento Gonçalves, Canela, Taquara e Gravataí. A previsão é que o serviço seja normalizado no início da tarde de hoje, podendo variar devido as condições do tempo.