Os setenta funcionários do Hospital de Caridade de Jaguari, na região central, foram surpreendidos nesta segunda-feira com o recebimento de aviso-prévio. A direção alega problemas financeiros e promete fechar as portas no final do mês.
A instituição é administrada pelo Hospital de Santiago. Segundo o diretor geral, Ruderson Mesquita, a prefeitura é responsável pelo repasse mensal de cerca de R$ 180 mil. Desde o ano passado, porém, vem atrasando ou deixando de pagar os valores. As dívidas do executivo chegam a R$1,2 milhão.
"Nós vinhamos bancando, tivemos que recorrer a empréstimos para honrar a folha de pagamento dos funcionários, mas não temos mais recursos financeiros", explica.
Mesquita garante que já notificou o executivo diversas vezes, mas não obteve retorno. De acordo com ele, caso os repasses não sejam feitos até o final de outubro, o hospital irá fechar as portas.
A instituição conta com uma emergência e 52 leitos de internação. Com o fechamento, a população, de cerca de 11 mil habitantes, ficará sem hospital. O mais próximo fica a 50 km de distância, em Santiago.
A prefeitura de Jaguari informa que o prefeito está em viagem e só irá se manifestar nesta terça-feira (04).