A segunda-feira é dia de retorno para casa a centenas de famílias que saíram de suas residências devido a alagamentos, especialmente nos vales do Caí, Taquari e Sinos. Em São Sebastião do Caí, 38 famílias abrigadas no Parque Centenário começaram a voltar para casa, no bairro Navegantes, nesta manhã. Durante o final de semana, a prefeitura organizou mutirão de limpeza de imóveis. O rio Caí já voltou para o leito. As informações são da Rádio Gaúcha.
Em Estrela, a situação é semelhante. O rio Taquari – que chegou ao pico de 25,26 metros – voltou para o leito, marca de 17 metros. Vinte e quatro famílias dos bairros Oriental, Moinhos e Imigrantes começaram a regressar para hoje para casa.
Leia mais
Agricultores de Caxias do Sul fazem balanço do prejuízo causado pela chuva
Cai número de famílias afetadas pelas chuvas no Estado
Famílias acampam às margens da BR-290 após alagamento na Ilha do Pavão
Em Porto Alegre, apenas parte das 200 famílias que tiveram que sair de casa na região das ilhas já conseguiram começar a retornar para os imóveis. As ilhas mais atingidas são as da Flores, Pavão e dos Marinheiros. Em Eldorado do Sul, 184 pessoas se organizam para regressar a residências dos bairros Cidade Verde, Vila da Paz e Chácara.
O Guaíba segue baixando desde o final da manhã de sábado, atingindo na manhã desta segunda-feira marca próxima a 2m10cm no Cais Mauá. O pico foi registrado no início do sábado, com 2m65cm, a quarta maior da série histórica.
Centenas seguem fora de casa
A Defesa Civil estadual divulgou no início da tarde de hoje a nova atualização dos alagamentos no Rio Grande do Sul. Apesar do tempo bom, 1240 famílias seguem fora de casa, abrigadas em espaços públicos ou na casa de amigos e parentes. Dos dez pontos monitorados em rios, apenas dois registram elevação entre ontem e hoje: Rio Jacuí, em Dona Francisca, e o Rio Uruguai, em Uruguaiana.
*Rádio Gaúcha