1. Mais de 230 políticos são delatados por executivos da Odebrecht
Procuradores da República e policiais federais que atuam na Operação Lava-Jato estão numa corrida. Tentam confirmar informações reveladas na fase preliminar do acordo de colaboração premiada que deve ser firmado por 15 diretores da construtora Odebrecht e dezenas de gerentes – o número pode chegar a 50. Em conversas gravadas, mas que ainda não têm valor de prova, dirigentes da empreiteira listam nomes que se beneficiaram diretamente com desvio de dinheiro público.
2. STF mantém prisão a partir de condenação em segunda instância
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, na tarde desta quarta-feira, a possibilidade de execução de penas – como prisão – após a condenação pela Justiça de segundo grau e, portanto, antes do final do processo. Com o empate na votação, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia decidiu pela manutenção da prisão a partir de condenação em segunda instância.
3. PF indicia Lula por corrupção em contratos do sobrinho em Angola
A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção. A PF também indiciou o empreiteiro Marcelo Odebrecht e Taiguara Rodrigues, sobrinho de Lula, estes dois por corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-presidente teria beneficiado o sobrinho por meio da Odebrecht em contratos em Angola.
4. PF abre inquérito sobre compra de termoelétricas no governo FHC
A Operação Lava-Jato investiga um suposto esquema de corrupção na compra de termoelétricas pela Petrobras, no período de 1999 a 2001, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a aquisição envolvendo as empresas Alsotm/GE e NRG. A investigação parte da delação do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, que, na década de 1990, era gerente de energia do Departamento Industrial da estatal petrolífera.
5. Marcela Temer lança programa para acompanhar desenvolvimento infantil
O presidente Michel Temer participou, nesta quarta-feira, da cerimônia de lançamento do Programa Criança Feliz, que tem a primeira-dama Marcela Temer como embaixadora. Em seu primeiro discurso oficial, Marcela disse que os cuidados a serem dirigidos às crianças brasileiras serão importantes para o desenvolvimento do país e que atuará de forma a mobilizar grupos com o objetivo de melhorar a vida das pessoas.
6. Primeiros testes indicam que pílula do câncer é segura
A fosfoetanolamina sintética, mais conhecida como pílula do câncer, foi considerada uma droga segura na primeira etapa de testes realizados com humanos pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). O levantamento sobre a avaliação de segurança foi apresentado nesta quarta-feira, quando foi anunciado que a próxima fase de testes, que vai avaliar eficácia, terá início na próxima semana.
7. Pesquisadores anunciam descoberta do maior dinossauro brasileiro
Cientistas brasileiros apresentaram nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o maior dinossauro já descoberto no país. Batizado como Austroposeidon magnificus, ele integrava o grupo dos titanossauros e media 25 metros de comprimento.
8. Cíntia Moscovich é eleita patrona da Feira do Livro de Porto Alegre
A Feira do Livro de Porto Alegre já tem patrono. Ou melhor, patrona. A escritora Cíntia Moscovich foi a escolhida da vez, conforme anúncio realizado nesta quarta-feira pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), no Master Premium Grande Hotel, com a presença de Dilan Camargo, patrono de 2015, e de autoridades.