Será implantado na próxima sexta-feira (21) no bairro Serrano um contêiner de lixo seletivo em novo formato em Caxias do Sul. É o chamado Ponto de Entrega Voluntária de Resíduo Reciclável (PEV). O primeiro PEV da cidade ficará na rua Amábile César Vial, em frente à escola municipal José Protázio Soares de Souza. Já está definido pela secretaria municipal de Meio Ambiente de Caxias que outros nove pontos serão instalados na cidade.
Com oito metros cúbicos, os pontos são caixas metálicas que ficam junto à calçada, à semelhança dos contêineres convencionais já existentes na cidade. Mas os PEVs são apenas para resíduos recicláveis e com entradas diferentes para vidro, papel e papelão, plástico e metal. Os pontos serão colocados em locais onde hoje não há contêineres.
Conforme o secretário de meio ambiente, Adivandro Rech, os PEVs terão finalidade educativa e proporcionarão uma coleta mais produtiva aos catadores.
O secretário explica que a separação em cada tipo de material indicada nos pontos é educativa já que, no interior, os resíduos ficam misturados.
Ao contrário do que Adivandro afirmou à reportagem na quinta-feira (20), no entanto, o lixo da coleta nos contêineres convencionais não fica misturado. Conforme a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Caxias (Codeca), responsável pela coleta, o lixo orgânico e o lixo seletivo são coletados em dias diferentes. Além disso, o lixo seletivo não é compactado nos caminhões e é levado diretamente às centrais de reciclagem, assim como os resíduos dos PEVs.
Os PEVs também proporcionam aos usuários que não entrem em contato direto com o lixo, já que não há tampas como nos contêineres convencionais, mas aberturas em formato circular ou retangular. Os pontos também não permitem o acesso de catadores nas ruas. O PEV é colocado fechado no caminhão e transportado até o local de reciclagem, onde é aberto pelos catadores.
Conforme Adivandro, outro aspecto dos novos contêineres é o de terem mais capacidade de coleta e, consequentemente, a frequência de passagem dos caminhões é menor.
A instalação dos PEVs será gradativa. Além do Serrano, também serão instalados, possivelmente ainda na sexta-feira, pontos de coleta nos bairros Mariani, Kayser e Planalto. Outros quatro bairros, que ainda serão definidos, terão os pontos instalados nos próximos 15 dias.