Cerca de 60 famílias estão fora de casa por conta da chuva em Cachoeira do Sul, na Região Central. As famílias moram na Vila Piquiri, que fica próximo do Arroio Piquiri.
O nível da água chegou a 1,8 m em algumas residências. Mais de 50 famílias estão desalojadas, ou seja, estão em casas de parentes e amigos. Cinco famílias estão desabrigadas, e permanecem no abrigo disponibilizado pela Defesa Civil.
Os pertences dos moradores que tiveram as casas inundadas estão sendo levados para o pavilhão comunitário da Vila Piquiri. Não há previsão para as famílias voltarem as suas casas.
A Vila Piquiri é a mais atingida quando há temporais em Cachoeira do Sul. Isto porque ela fica muito próxima do Arroio Piquiri, mas também porque a BR-290 acaba barrando o escoamento das águas da chuva. Porém, o Rio Jacuí, que cruza principalmente a região central da cidade, também apresenta cheia.
O nível do Rio Jacuí já chegou na marca de 20,7 m, dois metros acima do normal. Só na madrugada desta terça, o aumento foi de 1,4 m. O nível mais alto que o rio atingiu foi de 25,45 m, em outubro de 2015.
Foram registrados problemas de desabamento de casas em outros pontos de Cachoeira do Sul, e em uma escola na localidade de Porteira 7, professores ficaram ilhados e precisaram de auxílio para poder voltar para casa.
Nesta terça-feira (18), a Defesa Civil atende as famílias que enfrentam problemas devido à chuva e monitora a situação. O acumulado da chuva na cidade já passa dos 280mm.