O abastecimento de água está comprometido em 48 bairros de Gravataí, na Região Metropolitana, neste domingo (9). Na noite de sábado, técnicos da Companhia Estadual de Saneamento (Corsan) identificaram alteração da qualidade da água no ponto de captação do Rio Gravataí, na localidade Passo dos Negros, próximo do Complexo da GM. Por isso, o volume que passa pela estação de tratamento (ETA) teve de ser reduzido pela metade.
Segundo o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, o baixo nível do Rio Gravataí associado ao descarte de resíduos das lavouras de arroz causam o problema. O comandante da unidade, major Rodrigo Gonçaves dos Santos, explica que o processo produtivo de arroz depende de entrada de água no sistema das lavouras para irrigação. Depois, a mesma água retorna para o rio. O problema, segundo o oficial, é que a água está retornando com muita terra e o baixo nível do rio não consegue dissolver o material.
"Estamos na época de preparação da terra, então tem muito trator e máquina fazendo revolvimento nas terras. A água que volta para o rio acaba carregando isso sem nenhum tipo de fiscalização. Infelizmente isso acontece com frequência, principalmente no processo de seca, quando o nível do rio está muito baixo", explica o comandante.
Policiais e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) fizeram um sobrevoo na região neste domingo para averiguar possíveis irregularidades no descarte de água no rio. Quatro pontos com problemas foram identificados. Na segunda-feira, policiais irão até os locais para ver se a ação está dentro do licenciamento ambiental previsto.
Conforme a assessoria de imprensa da Fepam, uma reunião será feita com produtores de arroz da região para avaliar a possibilidade de diminuir o descarte desses resíduos.
Rio baixou mais de metro
De acordo com a medição apontada pelo site da Corsan, o nível do Rio Gravataí baixou mais de um metro em um mês. O nível baixou de 3,12 metros em 07 de setembro para 1,96 em 6 de outubro. A medição é feita em Alvorada.
Bairros afetados
Devido à baixa produção de água, estão com intermitência no abastecimento os bairros: Rosa Maria, Por do Sol, Neópolis, Vila União, Passo das Pedras, Passo das Canoas, Distrito Industrial, Primavera, Nova Conquista, Auxiliadora, Bela Vista, Dom Feliciano, Parque dos Búzios, Santa Cruz, Vila Nara, São Vicente, Salgado Filho, São Geraldo, Jantzen, Xará, Imperial, Santa Cecília, Quilombo, Padre Réus, Sagrada Família, Dona Leila, Jardim das Acácias, Itatiaia, Jardim do Cedro, Sol Nascente, Alfa Ville, Morada do Sobrado, Loteamento da Lagoa, Girassol, Santa Luzia, Parque dos Anjos, Mato Alto, Morada Gaúcha, Centro, Rincão da Madalena, Cohab B, Cohab C, Morro do Côco, Paradiso, Bom Sucesso, Passo do Hilário, Marrocos e Pioneiro.