A maioria dos bancos do Rio Grande do Sul reabriu na manhã desta sexta-feira (7), após 31 dias de greve dos bancários. A coincidência do período próximo ao quinto dia útil gerou filas em agências visitadas pela Rádio Gaúcha nos bairros Azenha, Menino Deus e Centro Histórico, em Porto Alegre. O dia também é de limpeza das fachadas, com a retirada de adesivos de greve.
Conforme a Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do Estado (Fetrafi/RS), bancários de instituições públicas e privadas retomaram as atividades, com exceção de alguns poucos municípios onde assembleias ainda ocorrem nesta manhã, como Rio Pardo, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul e São Borja, mas com tendência de encerrarem as greves ainda hoje.
Ontem, a maioria das assembleias aprovou as propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O reajuste concedido este ano será de 8%, mais abono de R$ 3,5 mil. O acordo tem validade de dois anos, com garantia da reposição da inflação, mais 1% de aumento real na próxima data-base. Os dias parados na greve também serão abonados.