A agente de seguros Rita Lopes, 45 anos, sempre foi apaixonada por animais. Tanto que sempre leva no carro sacos de ração para dar a cães e gatos de rua que encontra por onde passa. Mas, há dois anos, matar a fome e a sede dos bichos deixou de ser suficiente.
Rita começou a bolar ideias para melhorar a vida de animais de rua de Santa Maria, onde mora. Porém, devido a problemas de saúde, ela não conseguiu colocá-los em prática.
O tempo passou, ela melhorou e, em junho, conseguiu realizar uma de suas ideias: construir casas para cães e gatos desabrigados com bacias. O projeto foi nomeado como Casinhas dos Anjos de 4 Patas Comunitários.
– Eu via que (esse projeto) existia em várias cidades menos aqui. Fiz uma pesquisa de vários modelos na internet e optei pelas bacias devido ao custo-benefício – explica.
Rita comprou as primeiras 16 bacias e, junto com o parceiro do projeto, o advogado Valtezer Michels, 62 anos, fez oito casinhas. Em seguida, a dupla recebeu doações, totalizando, hoje, 45 casinhas. Porém, o tamanho das bacias ainda a preocupa.
– As que temos, até agora, são médias. Os anjos (cães) maiores não cabem. Precisamos de bacias de 80 litros para fazermos casas para animais grandes também. Não as achei em Santa Maria, sei que há em Porto Alegre. Consegui até uma pessoa que se ofereceu para buscar na Capital, mas faltam doações – diz.
A estrutura de cada casa é montada com duas bacias e 10 braçadeiras de nylon. Também são necessários pregos, para fixá-las no chão. O custo do material é de R$ 13 para casa média, e R$ 37, as grandes. Michels é quem faz a montagem, em suas horas de folga.
Rita já recebeu cerca de 80 pedidos de casinhas da comunidade. A ideia é pregar os abrigos em bairros onde há uma grande quantidade de animais abandonados. A voluntária já iniciou uma lista de locais que receberão as moradas, em breve.
– Muitos me disseram que o projeto é perda de tempo. Que eu vou colocar as casinhas nas ruas, e os vândalos podem estragar ou roubar, mas eu não desisti e vou tentar – afirma.
PARA AJUDAR
Para arcar com as despesas das moradas, Rita e Michels buscam doações. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelos telefones (55) 9969-2614 ou 9141-2840. No Facebook, o projeto pode ser encontrado pela página de nome – Projeto de Casinhas Para os Anjos De 4 Patas Comunitários – ou pelo perfil da idealizadora.
Além de doações em dinheiro para a compra do material, os voluntários aceitam também bacias, pregos e braçadeiras para fazer as casinhas. E se alguém tiver disponível, Michels pede o empréstimo de uma serra elétrica manual pequena, conhecida como tico-tico, que facilitaria o trabalho de feitio das casas.