A Associação Amigos dos Animais (Soama) comunicou à prefeitura de Caxias do Sul que não administrará mais a chácara que abriga cães e gatos no interior do município. Voluntários e servidores da entidade ainda atuam trabalham no local até que o município consiga colocar pessoal.
De acordo com a diretora de marketing da Soama, Natasha Valenti, a entidade comunicou a prefeitura da decisão no último dia 31. Conforme Natasha, o motivo da desistência da administração da chácara é o questionamento de pessoas da comunidade com relação ao trabalho realizado pela Soama e também à falta de doações.
Além das doações, a Soama recebe R$ 58 mil por mês da prefeitura para cuidar da chácara. O terreno em São Virgílio da 6ª Légua pertence ao município. No último dia 25, a prefeitura havia renovado por mais seis meses o contrato do repasse mensal com a Soama.
O secretário do Meio Ambiente de Caxias, Adivandro Rech, confirma que a decisão partiu da Soama. Conforme o secretário, a procuradoria do município está cuidando das questões referentes à compra de ração e produtos de limpeza. Funcionários da Codeca trabalharão na limpeza da chácara a partir da semana que vem.
A prefeitura havia anunciado o encaminhamento de uma licitação para que outras entidades possam pleitear a verba do convênio. Com essa decisão da Soama, conforme o secretário, não há confirmação se a licitação será realizada.
A chácara tem cerca de 1,1 cães e 100 gatos.