A Polícia Civil identificou suspeitos de terem assaltado quatro ônibus entre os dias 5 e 19 de agosto em Santa Maria. O grupo, formado por sete pessoas, entre adultos e adolescentes, já prestou depoimento.
Conforme o delegado Sandro Meinerz, titular da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), há convicção de que foram eles que cometeram os crimes. Meinerz se baseia em provas coletadas durante a investigação, que ainda está em andamento. Entre elas, o reconhecimento dos suspeitos por vítimas. Ainda, diz que fotos de adolescentes que circulam pelas redes sociais não são de integrantes do grupo de criminosos, mas de pessoas responsabilizadas por outros atos infracionais. O delegado ainda trabalha para apurar como essas imagens por vazadas.
Parte do grupo havia sido identificado no último dia 14, quando quatro – três adolescentes e um adulto – foram detidos pela Brigada Militar (BM) na BR-287, Faixa Nova de Camobi. Eles estavam escondidos em uma área de matagal, próximo a um ponto de ônibus, todos armados com facas e com os rostos cobertos por camisetas. A suspeita é que eles se preparavam para cometer mais um assalto. As armas foram apreendidas, e eles foram levados para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde foram ouvidos e liberados, já que não tinham cometido nenhum crime.
No dia seguinte, o mesmo grupo teria assaltado um coletivo que fazia a linha Universidade pela ERS-509, a Faixa Velha. Os assaltantes sinalizaram para o veículo parar em um ponto próximo da Igreja do Amaral. Quando parou, eles invadiram o ônibus munidos de facas. Foram assaltados o motorista, o cobrador e alguns passageiros. Após o crime, os bandidos fugiram a pé em direção ao Beco do Beijo.
Os adolescentes devem ser responsabilizados por roubo, e os adultos serão indiciados pelo mesmo crime. Ainda é apurada a responsabilidade por lesões causadas a vítimas, já que houve agressão em alguns dos ataques a ônibus.