O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, elogiou nesta sexta-feira a escolha de Cezar Schirmer, prefeito de Santa Maria, para o cargo de secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Em Caxias do Sul, Lamachia afirmou que o governador do Estado, José Ivo Sartori, acertou ao substituir Wantuir Jacini por Schirmer para atuar na maior crise de segurança da história gaúcha:
Leia mais:
Conheça a trajetória de Cezar Schirmer, o novo secretário da Segurança Pública
Humberto Trezzi: pegou mal, governador
Rosane de Oliveira: Schirmer é escolha pessoal e exclusiva de Sartori
– O governador Sartori acerta. O secretário Cezar Schirmer é um homem talhado, experiente, um político que tem competência comprovada, e nós esperamos que ele possa dar outra dimensão no que diz respeito à segurança pública no Rio Grande do Sul.
Questionado se a opção foi política em vez de técnica e se o convite é adequado, já que Schirmer foi indiciado pela Polícia Civil na morte de 242 jovens na Boate Kiss em janeiro de 2013, em Santa Maria, e agora irá liderar a instituição, Lamachia salientou que a experiência do prefeito da cidade será importante para estancar a violência que assola o Rio Grande do Sul:
– Estamos vendo hoje um político experiente sendo nomeado numa das áreas mais carentes do Estado. O secretário Schirmer tem formação jurídica, é um advogado, conhece a política. É um político experimentado. Entendo como um acerto.
Agressões de policiais contra advogado
Lamachia veio de Brasilia à Serra Gaúcha nesta sexta-feira para manifestar repúdio às agressões sofridas pelo advogado Mauro Rogério Silva dos Santos, 51 anos, durante um protesto contra a posse de Michel Temer na última quarta-feira, no centro de Caxias do Sul. Santos levou diversos golpes de cassetetes de policiais militares que atuavam na manifestação.
Em imagens publicadas pela página do Mídia Ninja (veja neste link) no Facebook, Santos aparece parado na calçada, em frente a um estabelecimento comercial, quando é segurado por dois PMs e atingido nas pernas, no abdome e no ombro. Ele reage e é imobilizado, no chão. Em seguida, o filho dele – Vinicius Zabot dos Santos, 21 anos – chuta a cabeça do soldado Cristian Luiz Preto, 32 anos, um dos policiais que tentava conter o advogado. O jovem foi preso e indiciado por tentativa de homicídio. O brigadiano teve convulsão e foi encaminhado para atendimento médico.
– Ele foi agredido de forma absolutamente covarde. Queremos que se busque, com as autoridades responsáveis, a apuração dos fatos, assegurando o amplo direito de defesa a todos os envolvidos. É inaceitável que um cidadão seja agredido desta maneira sem nenhum motivo. Não foi apenas o Mauro agredido, fomos todos nós advogados – ressaltou Lamachia.
A Brigada Militar vai instaurar um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar todas as circunstâncias da confusão. O presidente da OAB vai reunir-se com o comando da corporação em Caxias do Sul para reforçar o pedido de esclarecimentos sobre as condutas dos PMs. Ele também solicitou uma audiência com o novo secretário de Segurança, Cezar Schirmer.