A juíza Anita Lübbe, titular da 13ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, decidiu aceitar o pedido de liminar da OAB/RS para que o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) garanta o restabelecimento de 30% do atendimento em agências localizadas em órgãos da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho em todo o RS. A decisão passa a valer a partir desta terça-feira, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.
– Essa é uma decisão que está de acordo com a lei e ratifica os argumentos da OAB sobre o direito de greve e o índice legal de 30% para o atendimento nas agências bancárias nos foros da Justiça Estadual, Federal ou do Trabalho –afirmou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.
Leia mais
Bancários fazem reunião nacional para discutir greve nesta segunda
Veja como fazer operações bancárias durante a greve
Sem acordo em nova negociação, bancários decidem manter greve
Presidente do SindBancários, Everton Gimenis adianta que a categoria tentará reverter a decisão:
– Nós estamos entrando com um mandado de segurança para cassar essa liminar. Ela é absurda, fere o direito constitucional de greve. E é uma ação corporativa, porque defende apenas os direitos deles. Nós não vamos cumprir.
O Comando Nacional dos Bancários está reunido com dirigentes sindicais na tarde desta segunda-feira para avaliar a paralisação da categoria, que chega a 21 dias nesta segunda, e definir os próximos passos do movimento. De acordo com Gimenis, as discussões devem ser no sentido de fortalecimento da greve.