Eram 9h14min desta quinta-feira quando o médico José Haidar Farret (sem partido) ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores para seu juramento ao cargo e breve manifestação como recém empossado prefeito de Santa Maria.
Cezar Schirmer passa o bastão a José Haidar Farret que assume a prefeitura de Santa Maria
Aos 74 anos, Farret agradeceu a Deus pela saúde de poder assumir o ofício mais uma vez e saudou o, agora, ex-prefeito Cezar Schrimer (PMDB) pela lealdade durante os anos de trabalho compartilhado, por tudo que fez a Santa Maria, com o desejo de sucesso enquanto secretário de Segurança do Estado. Também salientou o privilégio de estar na casa do povo, onde começou sua trajetória ainda vereador da cidade.
– Foi no poder legislativo que iniciei minha vida política em 1968. É aqui que aprendemos a escola da vida política. Quero governar sem ódio, quero governar unido a este povo, a esta cidade. Estou emocionado e mais do que nunca, convicto, que nesses quatro meses quero governar como se estivesse iniciando o mandato. Apesar da idade de 74 anos, me sinto feliz, me sinto coerente e consciente com todos os desafios que ainda encontro.
VÍDEO: "É austero e bravo. Vai ser um grande secretário", diz Farret sobre Schirmer
A cerimônia de posse foi antecedida pela leitura da carta de renúncia de Cezar Schirmer, proferida pela vereadora Marta Zanella (PMDB). Demais vereadores, secretários, servidores municipais e comunidade local também acompanharam a posse que terminou com cumprimentos e fotos ao lado do novo prefeito. Pouco antes do término, o presidente da Câmara, Luiz Carlos Fort (PT), interpelou Farret para que dê atenção à iluminação pública, colocando-se à disposição para os próximos quatro meses.
Já na saída do prédio, cercado de amigos e figuras políticas, Farret reiterou à reportagem do Diário suas prioridades até o final de 2016:
– Temos uma Lei de Responsabilidade Fiscal, não vamos iniciar nenhuma obra, sem terminar as que estão em andamento. Vamos trabalhar na iluminação pública, no tapa-buracos, na saúde e atender as angústias da população.
Trajetória política
Farret é médico formado pela UFSM
Até 1998, foi professor na instituição federal
Foi eleito vereador em 1968 e ficou no cargo até 1972
Foi vice-prefeito de 1973 a 1976
Além disso, foi prefeito por dois mandatos, de 1982 a 1988 e de 1992 a 1996
Atuou como deputado estadual, ocupando o cargo de 1999 a 2002 e de 2003 a 2006
Desde 2008, quando Schirmer foi eleito pela pela primeira vez como prefeito de Santa Maria, ele atua como vice-prefeito
Cidade fica sem vice
Com a posse de Farret a prefeito, Santa Maria fica sem vice até o dia 31 de dezembro de 2016. A transferência de cargo só ocorre caso o chefe do executivo necessite de alguma licença ou sair do Rio Grande do Sul. Neste caso, o posto passa ao presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Fort (PT). Essa não é a primeira vez que a cidade fica sem um vice-prefeito. De fevereiro de 2003 a dezembro de 2004, quando Paulo Pimenta (PT) se elegeu deputado federal, à época vice de Valdeci Oliveira (PT), o cargo ficou sem representante.