Em um ano marcado pelo forte investimento em jornalismo de qualidade e pela publicação de grandes reportagens, ZH reposiciona sua marca para reafirmar e reforçar um dos traços essenciais de seu DNA: o compromisso com o Rio Grande do Sul e a missão de servir aos gaúchos, fazendo a diferença na vida de cada um.
Com o novo posicionamento, sintetizado no slogan "Perto para entender. Junto para transformar", ZH pretende se conectar ainda mais com o Estado. A novidade será apresentada a partir desta segunda-feira em campanha publicitária com peças produzidas para jornal, internet, rádio e TV.
– O que mexe com as pessoas? O que dói no bolso delas? É isso que faz a diferença e é nisso que somos melhores. O valor do local se potencializou muito nos últimos anos, porque a notícia commodity, aquela que é produzida em grande escala, está em todos os lugares. O nosso diferencial é cobrir bem as questões locais, de interesse dos gaúchos, e fazer isso com mais qualidade e, acima de tudo, com compromisso – diz Andiara Petterle, vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS.
Confira o vídeo com o novo slogan
Resultado de um trabalho construído há 10 meses, o reposicionamento materializa o propósito do Grupo RBS, lançado em 2015, repactuando com a sociedade a crença de que informar é transformar.
– O nosso compromisso com o público é fazer jornalismo e entretenimento que contribuam para a evolução da sociedade. ZH é parte muito importante deste trabalho. Servir aos gaúchos e ser comprometido com as causas do nosso Estado são verdades que acompanham essa marca desde o princípio e, mais do que isso, são valores da nossa família – afirma o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.
O processo que levou ao novo posicionamento teve como ponto de partida um estudo de mercado encomendado pela empresa para avaliar a relação entre a marca ZH e o público.
História de ligação com a comunidade
Realizado em 2015, o levantamento envolveu mais de 650 entrevistas, com assinantes e não assinantes, e enquetes com grupos específicos. Os principais resultados mostraram que, na avaliação da maioria dos entrevistados, ZH não só é relevante para o Estado como representa bem os gaúchos e ajuda a tornar Porto Alegre e o Rio Grande do Sul lugares melhores para se viver.
– Os números revelaram que mesmo quem não assina ZH reconhece o valor da marca e a sua ligação com o Estado. Isso nos mostrou o caminho, nos levou a resgatar nossas raízes – conta Marcelo Leite, diretor de Marketing e Produto dos Jornais do Grupo RBS.
A associação com a comunidade já estava estampada, por exemplo, em editorial publicado na edição de 19 de maio de 1970, um mês após a aquisição integral do jornal pela família Sirotsky. Naquela época, ZH já buscava, segundo o texto, ser um jornal "autenticamente gaúcho", disposto a se tornar "um instrumento a serviço do desenvolvimento do Rio Grande".
Em 1983, em entrevista concedida à apresentadora Rochele Hudson, da Rádio Jornal do Comércio, Maurício Sirotsky Sobrinho, fundador da RBS, também ressaltou a "responsabilidade" de ZH "com a sua gente". Desde então, essa condição se materializa na forma de fazer jornalismo em Zero Hora.
– A marca sempre esteve a serviço dos gaúchos. A diferença é que, a partir de agora, vamos redobrar esse compromisso, acompanhando as histórias que levantamos até o fim, para que os problemas sejam resolvidos. Queremos estar mais perto e mais junto – explica Andiara.
A divulgação dessa nova fase começou no dia 18, quando Andiara e Marcelo Leite apresentaram em primeira mão, a todas as áreas de ZH e do Grupo RBS, um vídeo especial que resume a essência da marca. A gravação também foi exibida a assinantes, clientes e a parceiros e culminou com a veiculação de um anúncio-manifesto na superedição do fim de semana de 22 e 23 de julho.
O lançamento do reposicionamento de ZH é a primeira entrega do trabalho de gestão estratégica de marcas que o Grupo RBS vem fazendo desde 2015.
Vídeo que resume essência da marca foi apresentado a áreas de ZH e do Grupo RBS, assim como a assinantes, clientes e parceiros (confira fotos abaixo)
A PESQUISA
O novo posicionamento foi elaborado a partir de um estudo de mercado realizado entre julho e outubro de 2015 pela área de pesquisa do Grupo RBS em parceria com a Vitamina Pesquisa.
O levantamento envolveu entrevistas com 401 assinantes e 251 não assinantes, homens e mulheres de diferentes faixas etárias e classes sociais, além de enquetes qualitativas com grupos específicos.
Principais resultados
74% dos entrevistados consideraram ZH um veículo "indispensável" e, portanto, reconheceram que o jornal é relevante para o Estado.
89% deles afirmaram ver ZH como um veículo de credibilidade.
82% disseram acreditar que ZH ajuda a tornar Porto Alegre e o Estado lugares melhores para se viver.
93% declararam acreditar que ZH representa bem os gaúchos.
85% concluíram que ZH é engajada com a comunidade.
O BRAND MOVIE
Produzido pela Agência Escala, o vídeo que resume a essência da marca ZH teve roteiro escrito a muitas mãos, inclusive com a ajuda da Redação. Com 2min18s, ele passará a ser apresentado, a partir de agora, a todos os profissionais que ingressarem na empresa. Confira um trecho do texto-manifesto:
"Jornalismo é fazer a diferença na vida das pessoas. É contar as histórias que mexem com elas, mostrar os problemas que enfrentam, os sonhos de que não abrem mão. Nunca desistimos de ir atrás de respostas nem de fazer novas perguntas. [...] Nós somos do Rio Grande do Sul. Estamos perto para saber o que é importante para o gaúcho. Estamos junto para tornar esse Estado tão grande quanto o orgulho e o amor que todos nós sentimos por ele. Perto para entender, junto para transformar".
A CAMPANHA
As peças publicitárias criadas para traduzir a nova fase de ZH são resultado de trabalho de mais de meio ano de criação. O processo envolveu pesquisas e discussões sobre a relação de ZH com o público e uma imersão no dia a dia da Redação.
– Participamos das reuniões de pauta, ouvimos jornalistas e acompanhamos as reportagens na rua. Isso foi a base da campanha – conta o diretor-geral da Escala, João Miragem.
A partir desse esforço, os redatores e criadores da Escala chegaram ao binômio "perto" e "junto", que aparece em todas as peças e sintetiza o compromisso assumido por ZH.
– Isso significa que o jornalismo de ZH é um agente da sociedade gaúcha, é o seu watchdog (cão de guarda). Não está junto apenas para apontar o que está errado, mas está perto para provocar mudanças concretas – diz Miragem.
POSICIONAMENTO NA PRÁTICA
Grandes reportagens publicadas recentemente por ZH já estão alinhadas com a aposta no localismo. Confira alguns exemplos:
Dinheiro pelo bueiro
ZH acompanhou o trabalho da empresa contratada para limpar equipamentos de drenagem em Porto Alegre e comprovou que serviços não foram feitos e que a fiscalização é deficiente. Após a reportagem, a direção do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) pediu afastamento e o prefeito José Fortunati instaurou sindicância.
Leia a primeira reportagem da série
ZH Dados Eleições 2016
Às vésperas das eleições para prefeito e vereador, ZH fez um resumo da situação financeira dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. A partir do cruzamento de mais de 5 mil dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o jornal criou um site especial para os leitores, no qual é possível consultar a situação de todas as cidades gaúchas.
Confira como estão as finanças de seu município
A polêmica da água na Capital
Há cerca de dois meses, quando a água consumida na Capital deixou de ser "inodora, incolor e insípida" em vários bairros, ZH vem acompanhando o caso em detalhes, com uma série de reportagens, entrevistas e textos de colunistas apontando o problema e cobrando solução dos órgãos públicos.
Leia o material produzido por Zero Hora
A situação dos parques estaduais
Em imensas áreas de conservação ambiental do Estado, falta quase tudo o que poderia servir para transformar os locais em polos turísticos. Não há placas de sinalização e até banheiro é luxo. ZH visitou cinco grandes parques para fazer uma radiografia do turismo verde no Estado, e o resultado foi desanimador.
Confira o resultado da radiografia