Voluntários de uma escola de cabeleireiros de Santa Maria vão promover um "dia na barbearia" no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), nesta quinta-feira. Homens, sejam pacientes, acompanhantes ou servidores do Husm, poderão cortar o cabelo e fazer a barba de graça no local. A atividade é em homenagem ao Dia dos Pais, comemorado neste domingo.
Depois de um ano, obra da Central de UTIs do Husm é retomada
Conforme a assessoria de comunicação do Husm, a ação foi chamada de "Pai bonito é Pai Saudável" e tem como foco o autocuidado por parte dos homens. Serão distribuídas 60 fichas para serviços de cabelo e barba. No mesmo dia, o Husm vai aproveitar a oportunidade para fazer ações educativas de prevenção.
Conforme o setor de Atenção à Saúde do hospital, muitos homens têm receio com relação a exames preventivos, como o de toque retal, que avalia a condição da próstata e possibilita o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer. O objetivo, com a ação educativa, é derrubar este estigma e demonstrar à população masculina a importância do autocuidado.
Secretaria de Saúde de Santa Maria dá resposta à nota de repúdio de trabalhadores do setor
O Husm já estava com o projeto e buscou o filho de um servidor do hospital, que fez o curso de cabeleireiro na Center Hair, de Santa Maria, para lhe fazer a proposta. Ele contatou a direção da escola, que de pronto aceitou.
Ao todo, 10 profissionais farão os 60 atendimentos que ocorrem das 9h às 16h.