A imagem de Nossa Senhora de Caravaggio Caravaggio tinha previsão de ser instalada na RS-453 nesta quinta-feira (4), mas a transferência agora aguarda uma resposta da RGE em função do transporte da imagem que tem cerca de 6 metros de altura e 25 toneladas. A operação envolve servidores da companhia que precisam avaliar o melhor percurso para desligamento de fiações para evitar riscos no percursos. Ela será transportada pelos guinchos Vanin.
Esta questão da energia é a única pendência para o transporte. A rótula da rodovia que vai receber a santa já tem a base pronta para a instalação, mas ainda faltam alguns ajustes no local. A previsão é que todos os trabalhos para concluir acabamentos, paisagismo e iluminação durem até o final do mês. Depois, também será marcada uma bênção do local. A cobertura que abrigava a santa no Santuário de Caravaggio já foi retirada. Inclusive, fiéis que foram ao santuário no fim de semana aproveitaram para fazer imagens.
A estátua está pronta para ser transportada, dependendo agora da autorização da RGE. A companhia disse que já estuda a situação e fez uma vistoria nesta quinta-feira. A avaliação verifica se é necessário desligar o sistema para a operação e, se for o caso, em que trecho da cidade isso vai ocorrer, causando menos transtornos a população. A previsão é que a RGE indique a data em uma semana.
A imagem foi concluída e apresentada no final do ano passado, mas sofreu vandalismo no início de janeiro antes mesmo de ser colocada no local previsto. A estátua vai substituir outra imagem que ficou conhecida como "santa feia" por não apresentar um padrão de traços sacros.