A Praça Saturnino de Brito amanheceu suja e manchada de fuligem nesta sexta-feira. Havia sinais de danos, principalmente, no interior do chafariz, onde também havia garrafas quebradas. A cena foi resultado de um ato de vandalismo ocorrido por volta das 19h40min de quinta-feira.
Um morador da região registrou em vídeo a ação de um grupo de cerca de 15 pessoas, com os rostos cobertos, que joga coquetéis molotov contra a praça, no centro da cidade. Nas imagens, também é possível ver as chamas de um explosivo que já havia sido usado e o momento em que um novo coquetel é jogado.
O taxista Darci Quevedo, que estava no ponto de táxi em frente à praça, acompanhou toda a agitação.
_ Estavam entre 15 e 20 pessoas. Eles vieram do Calçadão e começaram a atirar as garrafas, do nada. Tentei ligar três vezes para a Brigada Militar (BM), mas só dava ocupado. Meu colega também tentou ligar _ conta.
Quevedo acrescenta que não houve briga e que o grupo não machucou ninguém.
_ Fizeram a bagunça e desceram a (Rua Coronel) Niederauer _ acrescenta.
Assista ao vídeo:
Outro taxista, que não quis se identificar, conta que os participantes do ato de vandalismo estavam com o rosto coberto e carregavam bandeiras.
_ O pessoal que estava na praça começou a correr e a gritar. Liguei pra BM. Disseram que iam mandar uma viatura, mas não apareceu ninguém_ diz.
Apesar do vídeo do morador e do relato das taxistas, Brigada Militar (BM), 2º Batalhão de Operações Especiais (2º BOE), Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal afirmaram desconhecer o fato. Eles negam ter recebido qualquer informação ou chamado relacionado ao caso.