Emissoras gaúchas doaram mais de R$ 124 milhões em mídia para ações sociais em 2015. O dado, divulgado nesta quarta-feira pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), faz parte da 12ª edição do Relatório Social e é apontado como um novo recorde.
Segundo a entidade, esse é o maior valor de mídia doada e de empresas participantes desde a primeira edição do projeto. Também é o ano que contou com a maior adesão por parte das emissoras. Em 2015, foram 261 emissoras filiadas, contra 103 na primeira edição.
Iniciado em 2004, o relatório apresenta ações dos veículos na área social, em benefício de hospitais, instituições de caridade, clubes de serviço e em campanhas comunitárias, além de apoio a iniciativas institucionais de órgãos públicos.
Conforme o presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, o tema desta edição, "Mudanças Climáticas - o papel social das emissoras na prevenção de intempéries", veio ao encontro dos acontecimentos do país e do Estado ao longo de 2015:
– Este relatório mostra o trabalho realizado pelas emissoras à sociedade e tem relevância principalmente pela questão do El Niño. Este é o grande momento em que a gente presta contas do nosso trabalho. Ficamos muito satisfeitos com o avanço dos resultados e com a certeza de que ele se firma como referência para as entidades coirmãs – destacou.
Para a vice-presidente de capacitação e coordenadora do Relatório Social da Agert, Myrna Proença, o documento reforça a função social dos veículos, de levar à população campanhas e projetos de promoção solidária da sociedade:
– É um projeto vencedor porque ele multiplica o trabalho de uma maneira espetacular. Estamos em um mundo que está questionando valores. Todo dia, nossa rotina, nossa missão é servir – destacou durante o evento.
O evento desta quarta-feira contou com a presença do governador José Ivo Sartori, além de autoridades estaduais, lideranças políticas, representantes do poder Judiciário Estadual e Federal, Ministério Público e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).