Casa cheia, DJ no comando e a pista lotada. Na tarde de ontem, o Kasarão On Stage, em Santa Maria, foi palco de uma festa com convidados para lá de especiais. Essa era a ideia da Balada Inclusiva, evento que faz parte do calendário da 3º Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Cerca de 500 pessoas, entre pais, alunos e professores, puderam se divertir em um ambiente tido como normal para a maioria do público.
Escola de Santa Maria dá lição de inclusão e superação
A atividade foi um sucesso – tanto que os convidados nem deram bola para a presença da nossa equipe de reportagem – e emocionou quem acompanhou de perto.
– A ideia é dar seguimento ao projeto pelo menos duas vezes no semestre. A primeira edição contou com 50 pessoas e, mesmo assim, repercutiu um monte. A ideia é incluir, colocar a pessoa com deficiência num espaço comum, mas seguro – explicou Renan Beltrão, um dos organizadores da Balada Inclusiva e diretor de marketing da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Maria.
A iniciativa, que além de reunir integrantes das Apaes daqui, de Júlio de Castilhos e de São Vicente do Sul, contou também com a participação da Associação Colibri, da Escola Antônio Francisco Lisboa, Associação Bem Viver e alunos excepcionais de escolas municipais e estaduais da cidade. Em abril deste ano, uma festa semelhante, organizada em comemoração aos 50 anos da Apae Santa Maria, já havia ocorrido. Dessa vez, a promoção do evento é do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência de Santa Maria (Comdepedesma).
Sessão de cinema reúne crianças e jovens autistas em Santa Maria
– É muito interessante, pois a gente sabe como é difícil de levar um filho especial em uma balada comum, é complicado, há muita maldade e preconceito. Aqui o ambiente é sadio, puro, a maioria já se conhece. Só gente do bem. Para eles, significa sociabilização. E a felicidade da minha filha é que conta – relatou Kátia Real, mãe da jovem Raíra Leal, 23 anos, que tem Síndrome de Down.
A programação da Semana da Pessoa com Deficiência segue até domingo. No sábado, um desfile de moda deve movimentar o Monet Plaza Shopping. O Desfile Fashion Inclusivo ocorre a partir das 16h e conta, ainda, com show do músico Victor Vianna e participação do grupo Anjos da Alegria. No domingo, haverá mais uma sessão de cinema especial para autistas, no Arcoplex Cinemas, no Royal Plaza Shopping. O ingresso custa R$ 11 (informações pelo e-mail autismoeamorsm@gmail.com).