As empresas catarinenses WEG, Embraco e Whirlpool receberam na noite de segunda-feira o Prêmio Inovação Brasil, concedido pelo jornal Valor Econômico. As companhias estão entre as 10 mais inovadoras do país, em um ranking elaborado pelo Valor em parceria com a consultoria Strategy&, do grupo PwC.
No ranking das 100 empresas, a WEG ficou em segundo lugar na categoria "bens de capital" e em sétimo geral, enquanto a Embraco ficou em terceiro na categoria e em nono no ranking de inovação. Já a Whirlpool ficou em quarto lugar geral. A metodologia de avaliação das empresas considerou quatro grandes critérios: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos e avaliação do mercado.
Estela Benetti: Lucro da WEG cresce 15% no primeiro trimestre de 2016
Gestão de Valor: Com negócios em todo o mundo, WEG quer continuar crescendo de forma sustentável
– Somos uma das empresas mais inovadoras do Brasil e uma das seis empresas brasileiras de capital aberto presentes na lista das 1000 maiores empresas globais que mais investem em P&D. Em 2015, aproximadamente 50% da nossa receita foi gerada com produtos desenvolvidos em menos de cinco anos – explica Milton Castella, Diretor de Engenharia da WEG.
Segundo a empresa, nos últimos 10 anos foram investidos em média 2,8% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Dos 30 mil funcionários, mais de mil estão dedicados exclusivamente à inovação.
A Whirlpool Brasil pertence ao conglomerado internacional Whirlpool. Atua na fabricação de eletrodomésticos, sendo detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Recentemente, a subsidiária brasileira anunciou a intenção de fechar seu capital com a aquisição de todas suas ações na Bovespa.
Já a Embraco, sediada em Joinville, subiu 16 posições na comparação com a primeira edição da pesquisa, em 2015. A empresa tem atuação global, emprega 11 mil funcionários e produz anualmente 40 milhões de unidades de compressores elétricos para refrigeração.