No Rio Grande do Sul, o fogo olímpico chega neste domingo (3). A primeira cidade designada para recebê-la é Erechim. Ela percorrerá 28 municípios entre domingo (3) e sábado (9).
Na Serra, o trajeto contempla as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves.
Gramado
O início do percurso na região da Serra é em Gramado, na próxima sexta-feira (8). A tocha tem previsão de chegar na cidade às 11h30min, iniciando o percurso, de seis quilômetros, no Lago Negro, e vai até a Rua Coberta.
Na passagem, representações dos principais eventos públicos do município, como Natal Luz, Festival de Cinema e Festa da Colônia, estarão presentes em alguns pontos do trajeto. Na Rua Coberta, haverá o acendimento de uma “tocha” em formato de hortênsia. Ao todo, 24 pessoas vão conduzir a pira em solo gramadense.
Canela
Depois, a tocha segue para Canela. O comboio chegará à cidade por volta das 13h. A toch será acesa pela primeira vez em frente ao Parque do Palácio, dando início ao revezamento, que seguirá pela Avenida Osvaldo Aranha. São 2,4 quilômetros até a Catedral de Pedra, local do show de encerramento, onde a chama vai descer de rapel, por volta das 13h15min. O espetáculo deve ter a duração máxima de 20 minutos. Ao todo, serão 12 condutores. A comitiva com 180 pessoas ainda almoça na em Canela antes de seguir viagem a Nova Petrópolis. Enquanto isso, a chama será levada para o Parque do Caracol e para o Parque da Ferradura
Nova Petrópolis
Em Nova Petrópolis, o comboio está previsto para chegar à Praça das Flores por volta das 15h30min. O revezamento começa com um pequeno percurso dentro da própria praça e dentro do labirinto. Em seguida, haverá uma cerimônia de 15 minutos na Rua Coberta.
O revezamento segue da forma tradicional até a torre de informações turísticas do município, que fica às margens da BR-116. Nova Petrópolis chegou a realizar uma simulação do revezamento na sexta-feira (1) à tarde. Bloqueios parciais de trânsito ocorreram durante a operação. Ao todo, o trajeto a pé tem 1,2 km e será percorrido por seis condutores.
Mas a principal atração vai ser o voo livre a partir do Ninho das Águias. O fogo vai estar em uma lamparina nas mãos do sétimo e último condutor da cidade, o professor de educação física Fábio Roese. A princípio ele desce de paraglider. Caso não haja condições de voo, já que é preciso avaliar os ventos no momento do revezamento, o transporte poderá ocorrer em um paramotor. Caso as condições do tempo sejam muito severas e inviabilizem o voo, o comboio segue direto para Caxias do Sul via BR-116.
A área de pouso será montada próximo à ponte sobre o Rio Caí em Caxias do Sul. A partir das 17h, a Polícia Rodoviária Federal bloqueia o trânsito de caminhões pesados em Vila Cristina para dar lugar ao comboio que seguira até o Monumento do Imigrante na BR-116, em Caxias.
Caxias do Sul
Em Caxias do Sul, a tocha olímpica percorrerá um trajeto de quase 13 quilômetros, na área urbana , em um revezamento entre mais de 65 condutores. A previsão é que ela chegue em Caxias do Sul por volta das 18h. Ela vai passar pela cidade em pleno horário de pico do trânsito. Reunião na última semana definiu o esquema de segurança e fluxo de veículos.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer de Caxias, Washington Stecanela Cerqueira, o trânsito será bloqueado bem próximo da passagem da pira e a previsão é de que a interrupção dure sete minutos em cada ponto. A estação de transbordo dos ônibus do Imigrante, junto à BR-116, no momento da chegada da tocha, deve ficar alguns minutos sem entrada e saída de ônibus.
O trajeto vai passar por pontos turísticos da cidade. Começa pela avenida Júlio de Castilhos, passa pela Os Dezoito do Forte e vai até a prefeitura. Depois vai para a Estação Férrea, Igreja São Pelegrino, passa pela praça Dante Alighieri, pela rua Garibaldi até o patrocinador Bradesco, pega a Bento Gonçalves passando pelo estádio Centenário do Caxias e segue pela Matteo Gianella até a Casa de Pedra. Em seguida, encerra o trajeto nos pavilhões da Festa da Uva.
A principal atração é a participação do técnico da seleção brasileira de futebol, o caxiense Adenor Leonardo Bacchi, mais conhecido como Tite. Ele é quem vai receber a tocha no pórtico da Festa da Uva, segundo o secretário do Esporte. Em seguida, deve passar pelas réplicas da Festa da Uva até a cerimônia final no pavilhão 1, ao lado do Centro de Eventos. A chegada nos pavilhões está prevista para as 20h. O evento é aberto. Haverá também ônibus gratuito saindo em frente à Escola Estadual Presidente Vargas. A tocha deve "dormir" na Festa da Uva para depois seguir a Bento Gonçalves.
Bento Gonçalves
Na capital brasileira do vinho, o símbolo chega às 7h de sábado. Carregarão o artefato 25 atletas, escolhidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que se revezarão num percurso de cinco quilômetros.
A Tocha Olímpica percorrerá, durante cerca de duas horas, as principais ruas de Bento. O trânsito em todas as ruas que integram o trajeto estará bloqueado desde às 5h30min. O percurso tem início na Humberto de Alencar Castelo Branco, passando pela Herny Hugo Dreher, Planalto e Treze de Maio, chegando até a Via Del Vino e seguindo para a Estação da Maria Fumaça.
Na Via Del Vino, por exemplo, será realizado um sabrage coletivo para abertura de espumantes. Estarão ali os produtos da vinícola Lídio Carraro. A linha Faces foi escolhida pelo Comitê Olímpico (COI) como vinho e espumante oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Mais de 40 escolas de toda a rede municipal participarão das atividades. Os atletas seguem com a tocha até a estação de trem Maria Fumaça, onde um palco sediará shows de bandas. O grande destaque é que a tocha vai andar de Maria Fumaça.