Após atingir o pico entre maio e junho, o número de casos por Influenza (Gripe A) no Estado está em ritmo de queda. Nesta sexta-feira (8), o governo divulgou o último balanço epidemiológico. O número de mortes pela doença subiu de 160 para 169. O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, explicou, no entanto, que os óbitos ocorreram há mais tempo, mas só agora foram concluídos os exames que comprovaram a doença.
O número de casos confirmados de Gripe A ao longo do ano chega a 999. No auge do período de notificações, foram apontados aproximadamente 150 casos novos por semana. Agora, a estatística fica perto de zero.
“O ciclo da doença começou mais cedo neste ano e, consequentemente, terminou mais cedo”, explicou Gabbardo. Também pode ter contribuído para o resultado a grande procura pela vacina da gripe.
A Região Metropolitana concentra o maior número de casos de Gripe A (53,7%), seguido da região da Serra (11,8%) e das Missões (9,8%). O município com o maior número de casos confirmados é Porto Alegre (25,2%). Depois da capital, Canoas apresenta o maior número de casos (5,5%).
Apesar da redução nas internações por Gripe A, ainda preocupa as autoridades o número de casos da chamada “gripe comum”, considerada menos letal.