O Ministério Público Eleitoral ajuizou duas representações por propaganda eleitoral antecipada de um pré-candidato a prefeito e de um pré-candidato a vereador, de partidos diferentes, em Bento Gonçalves. A ação é por manter páginas no Facebook patrocinadas.
As sentenças julgaram parcialmente procedentes as representações, determinando a exclusão dos perfis no Facebook. O Ministério Público também interpôs recursos pedindo aplicação de multa decorrente da Lei nº 9.504/97 que trata sobre propagandas vedadas.
Outra ação movida pelo MP envolvendo Bento Gonçalves é um pedido de averiguação e cancelamento de inscrições eleitorais, diante da denúncia de que aproximadamente 50 eleitores anteriormente domiciliados em Bento e em cidades vizinhas teriam transferido irregularmente o domicílio eleitoral para o município vizinho de Monte Belo do Sul. O órgão pede cancelamento de inscrições eleitorais. Segundo o Ministério Público, Monte Belo do Sul conta com 2.956 eleitores e nas eleições municipais de 2012, a diferença de votos entre o prefeito eleito e o candidato opositor foi de pouco mais de 100 votos.