O governo federal anunciou nesta quinta-feiram, dia 14 de julho, uma mudança no programa Minha Casa Minha Vida. É para dar prioridade a famílias com crianças nascidas com microcefalia dispensando-as do sorteio para serem incluídas no projeto.
O Ministério das Cidades explica que as famílias que tiverem crianças com microcefalia deverão procurar a prefeitura de seu município para esclarecimento e demais providências para o recebimento da unidade habitacional.
O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, em solenidade no Palácio do Planalto.
– Dentro das prioridades de atendimento da população brasileira de acesso a esse programa na faixa 1, passa a estabelecer a prioridade máxima às famílias que tenham tido filhos portadores da microcefalia – disse o ministro.
Leia mais
Era Michel Temer: famílias se perguntam o que mudará a partir de agora
Saiba como simular financiamento e subsídio do Minha Casa Minha Vida
A faixa 1 é destinada a quem tem renda familiar de até R$ 1,8 mil por mês.
Conforme o Ministério, o Brasil tem hoje 1.687 casos confirmados de microcefalia.
– O Programa Minha Casa Minha Vida passa as 200 mil unidades ainda não entregues para o atendimento dessa orientação – acrescentou o ministro.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explicou que as famílias que se enquadrarem na determinação desta nova norma não precisarão do sorteio de escolha para serem beneficiados com uma moradia.