A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que o Hospital de Caridade de Jaguari, na Região Central, vai receber um centro de reabilitação física para vítimas de acidentes. O local terá atendimento 100% SUS e 30 leitos, onde pacientes ficarão internados por um período entre 60 e 90 dias.
O projeto do Centro de Cuidados Continuados Integrados (CCI) já havia sido encaminhado em dezembro do ano passado. A ideia é atender vítimas de acidentes ou AVCs que tenham sequelas físicas. Para isso, serão necessários cerca de 10 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Eles auxiliam na recuperação de movimentos das pernas e braços, além da fala.
A SES não confirma, mas o diretor do hospital, Ruderson Mesquita, afirma que a previsão é de início no primeiro semestre de 2017. Segundo ele, o investimento, do Ministério da Saúde, é de cerca de R$ 300 mil – depois, o valor recebido é por internação.
Na próxima semana, uma equipe do Hospital Samaritano de São Paulo, que já tem parceria com o hospital de Jaguari, deve ir até o local para avaliar a questão estrutural. Inicialmente, não há previsão de grandes obras, apenas a readequação do espaço físico.