Sorvete de creme recheado com doce de leite e coberto com cereais em flocos. A combinação parece uma delícia, mas já imaginou saboreá-la frita? Essa é uma das grandes apostas dos produtores Michele e Jairo Wiethan, do distrito de Boca do Monte, para o primeiro Pátio Rural de 2016, que ocorre neste sábado e domingo, no Hotel Fazenda Pampas, em Camobi.
Sem patrocínio, prefeitura de Santa Maria reduz edições do Pátio Rural em 2016
O casal comanda junto a sorveteria que leva o sobrenome da família.Na manhã de sexta-feira, eles preparavam os últimos detalhes para mais uma participação no evento promovido pela prefeitura, que reúne gastronomia, artesanato, produtos de agroindústrias e de hortifrutigranjeiros dos distritos. Além dos 60 expositores, haverá jogos, apresentações musicais e artísticas. O tema são as festas juninas.
– Participamos desde a primeira edição. Como o evento é no inverno, uma época que cai nossa produção, começamos a fazer produtos diferenciados para aumentar nossas vendas. No ano passado, fizemos o sorvete frito, que foi um sucesso – diz Michele.
Veja como fazer o sorvete frito
Além da iguaria, o estande vai oferecer tortas, paletas mexicanas e uma linha de iogurte, a ser lançada oficialmente no evento. Para os produtores, a feira é uma ótima oportunidade de ter o reconhecimento dos produtos.
– É uma vitrine. Com a crise, a gente até fica com um certo receio, mas sabemos que as pessoas gostam do produto – diz.
As próximas datas do evento
Neste ano, serão três edições do Pátio Rural. O motivo, segundo a prefeitura, é a falta do patrocínio do Ministério da Agricultura. O Executivo é quem vai bancar o evento, que deve custar cerca de R$ 100 mil.
As próximas edições já têm data marcada: 6 e 7 de agosto e 10 e 11 de setembro. A segunda, terá como tema o folclore e, a última, as tradições gaúchas. Em 2015, cerca de 150 mil pessoas participaram das sete edições.