Produtores de São Vicente do Sul, na Região Central, comemoram a maior produção de batata-doce no município nos últimos anos. Às vésperas da 28ª Feira Estadual de Comércio da Batata-Doce (Fecobat), que ocorre em julho no município, são contabilizadas de 5 a 6 toneladas de produção apenas para comércio. No ano passado, foram 4 toneladas vendidas.
A maior parte da produção do município é vendida na feira, e ainda não há estimativa para todo o ano de 2016. Segundo a Secretaria de Turismo, a produção este ano é considerada grande para o município de cerca de 8,5 mil habitantes. São Vicente do Sul é considerada referência no plantio devido ao solo adequado.
A cidade, no entanto, quer aumentar ainda mais o resultado. Por isso, o município investe em cursos de produção e cultivo, principalmente durante a Fecobat, que ocorre de 28 a 31 de julho. Haverá parque de máquinas, implementos, venda da produção e artesanato, além de apresentações musicais e cursos de culinária ligados à batata-doce. No ano passado, foram cerca de 60 mil visitantes.
Atualmente, os 120 hectares usados para o plantio de batata doce sustentam cerca de 40 famílias.