A prefeitura de Cacequi, na Região Central, vai investir R$ 300 mil na renovação do prédio da estação ferroviária do município, que é patrimônio histórico.
Conforme a assessoria de imprensa do município, o investimento faz parte da recuperação do Parque da Gare e a verba veio por meio do Programa de Infraestrutura Cultural do Governo Federal.
O contrato que oficializou o repasse foi firmado com a Caixa Econômica Federal na última segunda-feira (6).
Conforme o prefeito Flávio Gilberto Dorneles Machado (PTB), o investimento “busca melhorar a cidade, mantendo viva a história e a memória Ferroviária, a qual originou o início da criação do município, que foi o maior entroncamento ferroviário do Brasil”.
A ideia com o investimento, ainda de acordo com ele, é alavancar o desenvolvimento e valorização do município.
Multinacional de trilhos deve investir em Cacequi
A multinacional de trilhos Rail Investment confirmou em novembro de 2015 um investimento de R$ 18 milhões no município. Ela vai produzir dormentes metálicos térmicos, que são equipamentos onde são fixados trilhos da malha ferroviária.
A empresa criará 50 empregos diretos (para operação da empresa) e ainda está em definição quantos indiretos (para construção).
A instalação da empresa deve começar ainda este ano. A partir daí, começa a operar em oito meses.
Maior entroncamento ferroviário do Brasil.
De acordo com a prefeitura, a União reconhece Cacequi como o maior entroncamento ferroviário do Brasil, sendo possível a partir do município o acesso à Argentina, Uruguai, porto de Rio Grande e Porto Alegre. Esse seria o motivo do interesse da empresa em se instalar em Cacequi.
O principal cliente da multinacional é a América Latina Logística (ALL). Além dela, outro grande cliente é a Vale.
O equipamento
A empresa desenvolveu uma nova tecnologia e produzirá dormentes metálicos de trem. O polímero diferenciado é mais resistente, barato e leve do que os componentes tradicionais feitos de madeira.