A ponte que liga o Passo do Umbu, em Cacequi, a São Vicente do Sul, na Região Central, começou a ser reconstruída nesta semana. A estrutura caiu em 2012 e, desde então, a travessia estava interrompida. O valor gasto, de cerca de R$ 80 mil, será dividido entre os dois municípios.
A ponte reconstruída será de madeira, como a antiga, e deve estar pronta em cerca de dois meses. Segundo o secretário de Obras de Cacequi, Valdoci Pivetta, as prefeituras dos dois municípios vão contribuir com os materiais que já possuem, como madeira e bate-estaca, além de funcionários. O que for necessário comprar será dividido. Pivetta afirma que, se as prefeituras tivessem que comprar tudo, o valor ficaria próximo dos R$ 200 mil.
A estrutura de cerca de 120 metros, que fica próximo ao Balneário Passo do Umbu, vai permitir a passagem de veículos, inclusive pesados, como caminhões. A antiga desabou com a força de objetos carregados pelo Rio Ibicuí há mais de três anos. Desde então, o problema afeta moradores de uma cidade que plantam em outra e, sem a estrutura, precisam fazer um deslocamento maior. Além disso, o local é um atalho para quem se desloca de Cacequi para Santa Maria, passando por São Vicente do Sul – o trajeto é reduzido em cerca de 40 quilômetros.